sexta-feira, 13 de julho de 2012

Orixa Otín

OTÌN 
Divindade da Caça, assemelha e confunde-se muito com Ode, mas trata-se de caçadorestotalmente distintos um do outro. Unidos como se fossem único, são os protetores das matase dos animais silvestres e selvagens. Nasceu da concepção de Erinlè o pai e Àbatà , OxumYpondá sua mãe.Otìn usa capanga e lança e vive na floresta a margem dos rios. Come toda espécie de caçaassim como Ode, mas o que aprecia mesmo, são todas as espécies de porco-do-mato.Otìn é uma Iyagba que possui três mamilos. Um mito nos revela que ao se casar com Ode seuprimeiro e único marido, na núpcias pede para que ele faça um juramento de nunca revelar aninguém esta sua anormalidade. As esposas de Ode enciumadas, e desconfiadas de que há umsegredo entre os dois, embriagam-no e ele acaba por contar o segredo de Otìn. Humilhadapelas esposas Otìn foge apavorada da cidade e se refugia no fundo do rio com sua família.Traída pela confiança que teve em seu marido, nunca mais se envolveu com nenhuma outradivindade.Em alguns mitos esta divindade é mencionada como homem, talvez pelo fato desta secomportar como tal, pois sabemos que na Cultura Yoruba à mulher esta vedada a arte da caçae da guerra, inclusive esta não pode tocar as instrumentos de caça, colocando em risco asucesso e prestigio de um caçador. Em outras que sua beleza, compara-se com a de umamulher, caso semelhante ao de Logunede.Nos Terreiros de origem Ketu ou Nagô, Otìn esta acomodado no Agbo Ode e só pode sercultuada juntamente com Ode, pois não se sacrifica para um sem dar para o outro. Esta ligaçãoesta expressa em uma das linhas de seu Oriki...Ode o m'óta! (Ode você rende os inimigos)Otìn bò rò Ode (Otìn vem ajudar Òde)Os animais são os mesmos, mudando apenas o sexo, com exceção dos animais de caça, quesempre devem ser machos, pois esta proibido a um caçador que se honre, sacrificar umafêmea selvagem, esta irá garantir a caça futura. Suas comidas prediletas, são elaboradas apartir do feijão fradinho, milho verde, coco, inhame, cebola, camarão seco, raiz de gengibre eazeite-de-dendê.Os filhos de Otìn são quase inexistentes, raros e muitos deles são consagrados e iniciados àOde com Oro para Otìn. Vestidos em tons de azul e rosa, ornamentados com capangas,braceletes e uma lança em punho, usando um chapéu com uma das abas laterais dobrada emetade do rosto coberto por um fila, simbolo de realeza, esta magnífica Divindade se destaca ntre os outros caçadores. Dança sobre o som dos atabaques em ritmo do Àgèrè mas seuprincipal ritmo é o Bàtá,onde suas cantigas são entoadas


Mais uma lenda...


Oquê, rei da cidade de Otã, tinha uma filha. E...la nascera com 4 seios e era chamada de Oti. O rei Oquê adorava sua filha e não permitia que ninguém soubesse de sua deformação. Este era o segredo de Oquê, este era o segredo de Oti. Quando Oti cresceu, o rei aconselho-a a nunca se casar, pois um marido, por mais que a amasse, um dia se aborreceria com ela e revelaria ao mundo seu vergonhoso segredo. Oti ficou muito triste, mas acatou o conselho do pai. Por muitos anos, Oti viveu em Igbajô, uma cidade vizinha, onde trabalhava no mercado. Um dia, um caçador chegou ao mercado, e ficou tão impressionado com a beleza de Oti, que insistiu em casar-se com ela. Oti recusou seu pedido por diversas vezes, mas, diante da insistência do caçador, concordou, impondo uma condição: o caçador nunca deveria mencionar seus quatro seios a ninguém. O caçador concordou, e impôs também sua condição: Oti jamais deveria por mel de abelhas na comida dele, porque isso era seu tabu, seu euó Por muitos anos, Oti viveu feliz com o marido. Mas como era a esposa favorita, as outras esposas sentiram-se muito enciumadas. Um dia, reuniram-se e tramaram contra Oti. Era o dia de Oti cozinhar para o marido; ela preparava um prato de milho amarelo cozido, enfeitado com fatias de coco, o predileto do caçador. Quando Oti deixou a cozinha por alguns instantes, as outras sorrateiramente puseram mel na comida. Quando o caçador chegou em casa e sentou-se para comer, percebeu imediatamente o sabor do ingrediente proibido. Furioso, bateu em Oti e lhe disse as coisas mais cruéis, revelando seu segredo: "Tu, com teus quatro seios, sua filha de uma vaca, como ousaste a quebrar meu tabu?”
A novidade espalhou-se pela cidade como fogo. Oti, a mulher de quatro seios, era ridicularizada por todos. Oti, fugiu de casa e deixou a cidade do marido.
Voltou para sua cidade, Otã, e refugiou-se no palácio do pai. O velho rei a confortou, mas ele sabia que a notícia chegaria também a sua cidade. Em desespero, Oti fugiu para a floresta. Ao correr, tropeçou e caiu. Nesse momento, Oti transformou-se num rio, e o rio correu para o mar. Seu pai, que a seguia, viu que havia perdido a filha. Lá ia o rio fugindo para o mar. Querendo impedir o Rio de continuar sua fuga, desesperado, atirou-se ao chão, e, ali onde caiu, transformou-se em uma montanha, impedindo o caminho do rio Oti para o mar. Mas Oti contornou a montanha e seguiu seu curso.
Oquê, a montanha, e Oti, o rio, são cultuados até hoje em Otã.
Odé, o caçador, nunca se esqueceu de sua mulher.



Um comentário:

  1. ISTO É A PURA VERDADE ....OS TEMPOS MUDARAM E TEMOS QUE TER UMA RELAÇÃO DE PAI E FILHO E SEGREDO ...DEMAIS FAZ A PESSOA QUE SE INTERESSA ...IR ATRÁS .

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